quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dilma diz que tributação sobre remédios é 'absurda' e acusa LULA

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu nesta quarta-feira, 26, a redução dos impostos que incidem sobre medicamentos e uma reforma tributária. Para a petista, além de encaminhar a proposta de reforma, o governo precisa tomar decisões "imediatas" para diminuir impostos. "O Brasil chegou no momento que, para dar os passos seguintes, vamos ter de desonerar, tirar impostos", disse em entrevista à Rádio Record.

"Nos remédios é um absurdo a tributação. A próxima ação imediata é remédio, porque é uma questão de sobrevivência da população", disse Dilma. Ainda na área da saúde, a presidenciável disse ter como meta dar um "salto", com a construção de unidades de pronto-atendimento 24 horas e de policlínicas. A Dilma deve ter visto as policlínicas que o Governador do Ceará Dr. CID esta construindo.

VEREADOR JOSÉ MARIA FELIX ,NÃO ESQUENTOU A CADEIRA, JÁ PEGOU O BECO

O Vereador Marcos Prado conseguiu no Superior Tribunal Eleitoral liminar que lhes da o direito de continuar na cadeira de vereador até o final do processo. Com isto o Vereador José Maria Félix que estava todo eufórico com a cadeira de Vereador, já pensando nos famosos "Seminários e Congressos" para embolsar quantias grossas. Acabou o sonho.

AS INIMIGAS SE ENFRENTAM

http://wp.clicrbs.com.br/rosanedeoliveira/files/2010/05/kljclj.jpg

PTB FECHA COM SERRA

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, confirmou nesta terça-feira (25) ter oferecido ao pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, o apoio da legenda e consequentemente o tempo de cerca de 50 segundos no programa eleitoral obrigatório a ser exibido na televisão. A formalização do apoio, que conta com o aval de 75% dos petebistas, será feita em convenção nacional no próximo dia 18, em São Paulo. No entanto, a bancada federal do partido já declara que deve seguir a petista Dilma Rousseff.

Em entrevista ao Terra, Jefferson explicou que, a despeito do apoio ao tucano, irá garantir uma flexibilização aos demais filiados do partido para não promover uma "confusão" com nomes emblemáticos da legenda no Congresso, como o senador Gim Argello (PTB-DF), intimamente ligado à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e com o senador e pré-candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor (PTB-AL).

Segundo o líder petebista na Câmara, Jovair Arantes (GO), o acordo foi selado, mas ainda admite negociação. O parlamentar explica que o presidente da legenda administraria o tempo de televisão e a bancada apoiaria o candidato que, segundo o líder, aumentaria as chances de o PTB fazer crescer a sua bancada, hoje com 23 deputados federais.

"Ao que tudo indica vamos apoiar Dilma, porque gostamos do governo Lula", disse. No entanto, ressalva que "isto não significa que daqui a um mês eles não mudem para Serra". Afinal, "os dois pré-candidatos têm o mesmo estilo de governar", ponderou, enfatizando que a petista tem mais chances de receber o apoio da bancada.

Roberto Jefferson do PTB almoçou com José Serra em Brasília após o tucano participar de sabatina na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e explicou por que não pode enquadrar todos os filiados em torno do projeto de tucano ao Palácio do Planalto. "Não podemos criar um clima de hostilidade interno. Vamos fazer a convenção em São Paulo para não constranger o senador Gim Argello no Distrito Federal", disse. "Temos um número sólido de 75% (do partido) com o PSDB. (O apoio) Não pode ser vinculado (aos demais filiados) porque racha o partido. Somos um partido pequeno", afirmou Jefferson ao Terra.

Para defender a tese de apoio ao PSDB sem obrigar os demais filiados a fazer campanha e subir no palanque de Serra, Roberto Jefferson citou o exemplo do PMDB em São Paulo. A legenda deverá indicar o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, como candidato a vice na chapa de Dilma, mas ao mesmo tempo não deve enquadrar o ex-governador Orestes Quércia, contrário ao projeto dilmista e que defende uma candidatura própria dos peemedebistas ao Planalto. "Vai se criar uma confusão desse tamanho? Não dá para subverter a lógica local", disse ao explicar a situação do PMDB paulista.

DILMA AFIRMA QUE LULA NÃO DARÁ AUMENTO AOS APOSENTADOS

A pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, arriscou prever o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o reajuste de 7,7% aos aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais de um salário mínimo por mês. "Ele irá olhar se há recursos suficientes para chegar aos 7,7%", se não tiver não dará, disse a ex-ministra em entrevista à rádio Tupi AM, em São Paulo (SP), na manhã desta quarta-feira (26).

A presidenciável disse acreditar que Lula não irá permitir a retirada dos 6,14%, valor assegurado em uma medida provisória no mês de janeiro. "Nos últimos 25 anos nós fomos o governo que mais olhou para os pobres, os aposentados e os trabalhadores. Todo mundo ganhou no nosso período, todo mundo teve condição de melhorar de vida", afirmou a presidenciável.

Durante a entrevista, Dilma defendeu a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e falou sobre os programas Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A ex-ministra da Casa Civil afirmou ainda que a erradicação da miséria é uma "meta clara". "Para isso, é preciso manter a taxa de crescimento que estamos conseguindo, com média de 5,5%, a geração de empregos que temos hoje, em quatro meses o Brasil gerou quase um milhão de empregos, e os programas sociais", disse.

Dilma colocou a educação como uma de suas prioridades caso vença a eleição. "O Brasil precisa formar mão de obra qualificada", defendendo a disseminação de escolas técnicas integradas ao ensino médio em todo o País. "O ensino médio integrado dá uma profissão, perspectiva de trabalho. Você atrai mais gente par o curso e motiva os jovens", afirmou.

terça-feira, 25 de maio de 2010

PRESIDENTE DA CAMARA DE SOBRAL É ANTIPATIZADO POR COLEGAS

O Presidente da Camara Municipal de Sobral-Ce., está sendo antipatizado por seus colegas Vereadores por agir arbitrariamente e transgredindo o regimento interno. O Vereador Dr. João Alberto comparou o Presidente Hermenegildo de Chaves, Hitler e outros algozes do mundo.

VEREADOR LUCIANO FEIJÃO PEDE CASA PARA DROGADO EM SOBRAL-CE.

O Vereador da Câmara Municipal de Sobral-Ce. pediu ao Prefeito Dr. Leonidas Cristino que construa uma casa para acolhimento dos jovens drogados, que segundo o vereador infelizmente em Sobral não existe este equipamento. O prefeito não se preocupa com o social.

VEREADOR DO GRAÇA DENUNCIA MARIDO DA PREFEITA

O Vereador BOLA denunciou na tribuna da Camara Municipal do Graça que o Marido da Prefeita fez um cheque de 800.000,00(Oitocentos mil reais) para a construção de uma creche e que a mesma não foi totalmente construída. O que se depreende que o Marido da Prefeita ficou com o dinheiro, pois segundo o Vereador Bola o cheque foi nominal ao Marido da Prefeita. Promotoria e Cadeia nele.

sábado, 22 de maio de 2010

QUEM SE HABILITA ADMINISTRAR UM LAGO?

O lago do bairro tamarindo em Sobral- Ce., precisa de um administrador para que as crianças e os adolescentes possa praticar a pesca amadoristica de vara. Primeiro precisa de um peixamento, segundo que seja colocada placas proibindo a pesca de redes e tarrafas. PESCA SOMENTE DE VARA. Já foi provado que aquele lago fica com agua o ano inteiro. É só zelar que teremos mais uma opção de lazer. E as crianças e adolescentes com este lazer possam sair das drogas.Empresas comprem esta briga.Tenho certeza que os empresários de Sobral irão administrar este lago.

PPS DE SOBRAL-CE. CONVIDA FILIADOS PARA REUNIÃO

Prezados amigos;

Terça feira próxima dia 25 de Maio as 18:00h, estaremos realizando em nossa sede (Rua Pe. Antônio Ibiapina 137, Centro, ao lado da antiga fábrica de tecidos) reunião ordinária do diretório municipal do PPS cuja pauta é;

1. Apresentação dos rumos da sucessão estadual e o posiçionamento do partido.

2. Análise do andamento do planejamento Estratégico.

3. Outros assuntos de interesse geral do nosso partido.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente;

Inácio Ribeiro

Secretário Geral PPS Sobral

VEREADOR JOSÉ MARIA FELIX VAI PAGAR ROMBO DO FILHO?

O Vereador José Maria Félix assumiu a Cadeira na Câmara Municipal de Sobral no final da semana passada. Agora que tem recursos financeiros, mais alguns Congressos e Seminários ele José Maria Félix irá pagar o rombo que seu filho deu na praça. Uma vergonha para esta família.

DILMA NÃO QUER SABER DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Candidata a Presidência da República, Dilma tem verdadeiro pavor a Segurança Pública. Em todos os seus pronunciamentos só fala em saúde e educação, além do PAC que se diz a mãe.Talvez ela não goste porque ainda está vestida de Assaltante de Bancos e tem medo que o aparato policial venha prende-la.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

TRAIDORES DE CIRO GOMES FORMALIZAM APOIO A DILMA

Reunião do Diretório Nacional do PSB formalizou nesta sexta-feira (21) o apoio da legenda à pré-candidatura da petista Dilma Rousseff à presidência da República. A decisão de embarcar no projeto do PT na corrida pelo Palácio do Planalto já havia sido tomada no início do mês, dias após os pessebistas excluírem o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) da disputa presidencial, e representa mais 54 segundos na propaganda eleitoral na TV.

"O Diretório Nacional, por unanimidade, referendou a decisão de apoiar Dilma Rousseff. Todo o nosso partido no País inteiro fará campanha pela Dilma", disse o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. A convenção dos socialistas está agendada para o dia 14 de junho para, ao lado de Dilma, fazer mais um ato de apoio à candidatura da petista.

Integrante do Diretório, Ciro não compareceu à reunião de confirmação do apoio a Dilma. Todos seus principais aliados, como o governador do Ceará, Cid Gomes, o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, e o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, também não estavam presentes.

"Tem um desconforto. Se Ciro estivesse aqui, estaria apoiando (o nome de Dilma). A ferida que o Ciro relatou quando preterido ainda existe, mas vai ser cicatrizada", disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG).

Desde a saída de Ciro em 27 de abril, as negociações para o apoio do PSB, aliado histórico do PT, já contemplaram a exigência da presença de Dilma em palanques e eventos públicos de pessebistas nos Estados e uma vaga no Conselho Político da pré-campanha da ex-ministra da Casa Civil.

No esboço de uma resolução discutida hoje, existe um trecho que diz que os pessebistas devem apoiar "preferencialmente" candidatos da base de sustentação do governo federal ou partidos de esquerda. Em nível estadual, no entanto, o PSB compõe chapa com os tucanos em Alagoas, Paraíba e Paraná.

Reservadamente, o próprio presidente do PSB cobra maior atenção aos outros aliados dilmistas e reclama do excesso de privilégios que o PT tem dado ao PMDB, que já confirmou o nome de Michel Temer (PMDB-SP) como vice-presidente, mas pressiona por encabeçar chapas regionais, como no caso de Minas Gerais. Para Campos, a parcela peemedebista que apoiará a ex-ministra da Casa Civil já está definida, não adiantando ao PT dar espaço para mais exigências do partido.

Durante a reunião do Diretório, o PSB decidiu negar recurso do deputado distrital Rogério Ulysses e manter sua expulsão da legenda pelo diretório regional no Distrito Federal. O parlamentar teve o nome ligado a uma lista de suposta distribuição de propina no esquema conhecido como mensalão do DEM em Brasília.

POLÍCIA FEDERAL TERÁ ESCUTA SEM AS EMPRESAS TELEFONICAS

A Polícia Federal vai ter um novo sistema de escutas telefônicas com duas novidades: as operadoras de telefonia serão excluídas do processo de interceptação e o Judiciário terá controle informatizado sobre todas as autorizações e sobre o início e o fim de cada escuta.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o qual foi negociado o novo modelo, terá online o número de processos que envolvem grampos telefônicos.

O novo modelo, chamado Sistema de Interceptação de Sinais (SIS), começou a ser negociado com o CNJ, Ministério Público e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dois anos atrás, quando chegou ao Congresso a informação de que as operadoras de telefonia - mesmo com autorização judicial - teriam realizado 407 mil escutas só em 2007.

Ao final dos trabalhos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) se descobriu que o número significava a quantidade de vezes que os telefones interceptados haviam sido acionados - e não a quantidade de autorizações judiciais para grampear aparelhos. Mesmo assim, ganhou corpo o debate sobre exageros e agressões à privacidade.

No seminário internacional Interceptação de Comunicações Telefônicas e Telemáticas, o delegado Roberto Troncon, diretor de Combate ao Crime Organizado, apresentou um balanço oficial. "Até abril passado, a Polícia Federal tinha em andamento 138.858 investigações criminais. Apenas 391 delas, ou 0,3%, usam a técnica da interceptação telefônica", disse Troncon na sessão de anteontem do seminário que é patrocinado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Como funciona. O SIS, de acordo com a PF, é mais seguro e menos burocrático do que o modelo atual. Todo o trâmite necessário para autorizar uma escuta telefônica será feito pela internet, quase como se fosse um programa de autoatendimento. Polícia e Ministério Público encaminharão ao juiz responsável pelo caso investigado, por meio de um sistema eletrônico, o pedido de interceptação - incluindo e-mails, VOIPs e comunicação de dados. Se aprovar o pedido, o juiz informa policiais e procuradores e já ordena, por meio do mesmo sistema, o início das interceptações.

Um aparelho ficará instalado nas centrais das operadoras de telefonia para que o sinal das ligações seja imediatamente transferido para a polícia, que passará a estocar e a decodificar as ligações. As empresas de telefonia não terão nenhuma informação de que um de seus clientes está sob investigação e tem suas conversas gravadas pela PF.

A PF afirma que o novo sistema evitará possíveis vazamentos nas operadoras e, ao retirar das empresas a obrigação de efetivar os grampos, reduzirá custos. Hoje, as empresas de telefonia sabem desde o início qual de seus clientes está sob investigação. A ordem do juiz para que uma pessoa tenha suas ligações gravadas é comunicada diretamente às operadoras. São elas as responsáveis por operacionalizar os desvios de voz para escuta telefônicas e arcam com as despesas necessárias para isso.

Em alguns casos, a determinação da Justiça é previamente submetida ao corpo jurídico da empresa, o que atrasa o processo e pode facilitar vazamentos de informações. Segundo a PF, ordens feitas em papel são mais suscetíveis a fraudes. Há casos relatados à Justiça de ordens falsas de interceptações telefônicas encaminhadas às operadoras.

Integrantes do CNJ, do Ministério Público e da Polícia Federal já se reuniram com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de operadores para discutir o novo sistema. Pelas conversas iniciais, as empresas se mostraram favoráveis à mudança.

Resolução da Anatel. Para que o sistema seja implementado, a Anatel deverá baixar uma resolução determinando que as empresas se ajustem. O CNJ também estuda votar uma resolução para que os juízes passem a utilizar o programa para ordenar as interceptações telefônicas.

Na avaliação da PF, o SIS segue a tendência de desburocratizar os procedimentos judiciais e de aumentar a segurança das investigações. Atualmente, os juízes já dispõem de um sistema - o Bacen Jus - destinado ao bloqueio de contas bancárias, transferência de valores bloqueados e quebra de sigilo bancário.

O sistema eletrônico de relacionamento entre o Judiciário e as instituições financeiras, intermediado pelo Banco Central, tornou os processos mais ágeis e seguros.

ESCUTAS EM ALGUNS PAÍSES

Brasil

é preciso pedir autorização judicial
prazo de escuta é de 15 dias, mas juiz pode prorrogar o procedimento pelo período que achar necessário à investigação
número de telefone tem de ser especificado
pode ser instalada escuta
ambiental em escritórios de advogados
serve de prova nos tribunais
operadora desvia o áudio para a polícia

Inglaterra

a Justiça não decide sobre escutas; é uma decisão
ministerial
uma escuta não serve
de prova em nenhuma
circunstância
vazamento é punido com
cinco anos de prisão
a escuta é prorrogável pelo tempo que for considerado
necessário à investigação
a escuta só é usada como
último recurso de investigação
comissão especial faz
controle externo sobre os
pedidos de escuta


Canadá

juiz decide sobre o pedido
usado nos crimes mais graves (com 10 anos de prisão)
na mesma operação, a polícia pode fazer interceptação em telefones dos investigados que não tenham sido explicitamente solicitados ao juiz
em casos de sequestro, é
possível fazer a escuta sem autorização judicial
não são permitidas escutas residenciais
escuta pode ser prorrogada pelo tempo que o juiz avaliar necessário



CAMARA FILMADORA É A SAIDA PARA O COMBATE AO CRACK

A instalação de câmaras filmadoras nos principais locais de venda das drogas é a saída para a diminuição da venda das drogas, principalmente do Crack. As autoridades tem que se reunir e comprar as referidas câmaras para que o aparato da segurança possa identificar e prender os traficantes pequenos e maiores. Esta explicação dou por ter experiência de 30 anos que trabalhei na Polícia Civil, afirmou ao Bloguista o Dr. Moaceny Félix - Perito Criminalistico da Polícia Civil

FICHA LIMPA: MARGINAIS PODEM ESCAPAR NESTAS ELEIÇÕES

Aprovado pelo Congresso como remédio contra a corrupção na política, o projeto Ficha Limpa não deve alterar o perfil das candidaturas este ano. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, jogou um balde de água fria na euforia dos que esperavam que a lei enquadrasse os candidatos já condenados. Segundo o ministro, ela só poderá ser aplicada contra pessoas condenadas no intervalo de tempo entre a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o registro das candidaturas.

Como Lula tem até 15 dias para confirmar ou não o texto do projeto - ou seja, 3 de junho -, dificilmente algum candidato será enquadrado nas novas regras para as eleições deste ano. O prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral vai de 10 de junho a 5 de julho.

Segundo Lewandowski, uma lei não pode retroagir para prejudicar alguém. Por outro lado, a Justiça Eleitoral costuma considerar, em seus julgamentos, a situação da pessoa apenas na data do registro para examinar a validade dele - ou seja, condenações posteriores não seriam levadas em consideração. “A lei só pode retroagir para beneficiar alguém, nunca pode prejudicar”, disse o ministro.

Lewandowski, entretanto, elogiou a aprovação do projeto. Para ele, a medida servirá para melhorar a qualidade da política brasileira. Como consequência, ele considera que “o povo brasileiro estará bem melhor representado” no próximo ano, se a lei for aplicada nas eleições de outubro.

“Foi um avanço importante, (a lei) prestigiou o princípio da moralidade. Essa lei foi aprovada em um momento extremamente oportuno, porque permite que se possa fazer a melhor escolha possível. Os partidos estão na obrigação moral de escolher os melhores candidatos em termos de antecedente, porque essa foi a manifestação praticamente unânime do Congresso, que representam a voz do povo.”

Gurgel defende aplicação este ano
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também comemorou a nova regra e defendeu a aplicação nas eleições deste ano. Já há duas consultas no TSE questionando se a lei poderia ser aplicada este ano. Lewandowski disse que a dúvida será respondida em breve, antes do prazo para o registro das candidaturas. “A posição do Ministério Público será no sentido de dar máxima efetividade, ou seja, exigir o cumprimento já a partir deste ano”, disse Gurgel.

Para o procurador, a nova lei contribuirá para expulsar os corruptos da política brasileira: “A partir do momento em que você afasta os chamados fichas-sujas, você melhora sim o nível da política brasileira”.

Gurgel disse que não entrará com ação para questionar a validade da lei no Supremo Tribunal Federal (STF). “O MP vai trabalhar pela aplicação da lei, acho que é um apelo da sociedade brasileira, e é preciso que ela (a lei) seja implementada.”

Recentemente, o STF declarou que uma pessoa só pode ser impedida de concorrer se for condenada em última instância. O projeto aprovado menciona apenas uma condenação por tribunal de segunda instância - ou seja, uma sentença que pode ser modificada por tribunal superior.

Para Lewandowski, que integra o STF, o caso examinado pela Corte é diferente do projeto aprovado. Portanto, para ele, a lei tem chance de ser considerada constitucional pela Corte, se for proposta ação contra ela.

“É uma situação um pouco distinta daquela que examinamos. Anteriormente, o tribunal debruçou-se sobre uma situação em que não havia lei nenhuma disciplinando a matéria. O veto ao registro dos candidatos poderia ficar ao arbítrio de um juiz de primeiro grau, ou mesmo da Justiça Eleitoral, sem nenhuma base mais objetiva.”

PPS DE SOBRAL-CE. CONVIDA FILIADOS PARA REUNIÃO

Prezados amigos;

Terça feira próxima dia 25 de Maio as 18:00h, estaremos realizando em nossa sede (Rua Pe. Antônio Ibiapina 137, Centro, ao lado da antiga fábrica de tecidos) reunião ordinária do diretório municipal do PPS cuja pauta é;

1. Apresentação dos rumos da sucessão estadual e o posiçionamento do partido.

2. Análise do andamento do planejamento Estratégico.

3. Outros assuntos de interesse geral do nosso partido.

Contamos com a participação de todos!

Atenciosamente;

Inácio Ribeiro

Secretário Geral PPS Sobral

quinta-feira, 20 de maio de 2010

QUEM SE HABILITA ADMINISTRAR UM LAGO?

O lago do bairro tamarindo em Sobral- Ce., precisa de um administrador para que as crianças e os adolescentes possa praticar a pesca amadoristica de vara. Primeiro precisa de um peixamento, segundo que seja colocada placas proibindo a pesca de redes e tarrafas. PESCA SOMENTE DE VARA. Já foi provado que aquele lago fica com agua o ano inteiro. É só zelar que teremos mais uma opção de lazer. E as crianças e adolescentes com este lazer possam sair das drogas.

CONJUNTOS SÃO FRANCIS E SANTO ANTONIO DE SOBRAL PRECISAM DE UMA CRECHE

O complexo construído no bairro Sinhá Saboia, composto dos conjuntos Santo Antonio e São Francisco não dispõe de uma creche para as crianças daqueles conjuntos. A Prefeitura de Sobral-Ce., atraves de seu Prefeito Dr. Leonidas Cristino precisa urgentemente adotar este complexo habitacional de uma ou mais creches para que as crianças não se desloquem para o outro lado do bairro Sinhá Saboia tendo que atravessar a Avenida Fernandes Távora com perigo de morte. A sociedade agradece.

Ladrão de galinha é absolvido pelo STJ

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou o princípio da insignificância para absolver um homem que foi condenado pela Justiça mineira pelo furto de uma galinha caipira avaliada em R$ 10. O ladrão de galinha foi condenado a um ano de detenção e pagamento de 10 dias-multa.

Segundo os autos, em fevereiro de 2006 o acusado invadiu o quintal do vizinho e “evadiu com as penosas debaixo do braço”. Alertada por um telefonema anônimo, a Polícia Militar foi até o local e prendeu o denunciado em flagrante delito, ainda de posse de uma galinha.

No pedido de habeas corpus ajuizado no STJ, a Defensoria Pública requereu a suspensão do mandado de prisão e a absolvição do paciente. Alegou atipicidade material da conduta, valor ínfimo do bem subtraído e irrelevância do fato perante o Direito Penal.

Em seu voto, o relator do processo, ministro Jorge Mussi, reiterou que o princípio da insignificância não pode ser aplicado indiscriminadamente como elemento gerador de impunidade em crime contra o patrimônio, mas ressaltou que, no caso em questão, a lesão produzida mostra-se penalmente irrelevante.

Para o relator, não há como reconhecer presente a tipicidade material, já que o animal furtado foi infimamente avaliado e não se tem notícia de que a vítima tenha sofrido prejuízo com a conduta do acusado ou com a consequência dela.

“No caso, a deflagração de ação penal mostra-se carente de justa causa, pois o resultado jurídico, ou seja, a lesão produzida, é absolutamente irrelevante”. Assim, por unanimidade, a Turma acolheu o pedido de habeas corpus e absolveu o paciente, com base no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado aprova uso de pulseiras rastreadoras para presos

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, o uso de pulseiras para rastrear presos em regime de progressão de pena e beneficiados por saídas temporárias, como as de Natal e Ano Novo. A proposta do senador Magno Malta (PR-ES) sofreu alterações na Câmara dos Deputados e, por isso, teve de retornar ao Senado. A matéria segue para sanção presidencial.

De acordo com o autor da proposta, a medida também vai ser aplicada àqueles que cometeram crimes com menor potencial ofensivo. "Existe uma diferença entre os assassinos, os pedófilos, e os que cometem crimes eventuais. Se você atropelou uma pessoa e a matou, sem essa intenção, pode ser aplicada a pena de usar o rastreador, em vez de manter a pessoa na cadeia", disse.

Segundo Magno Malta, os custos do rastreador, que será monitorado por satélite, são mais baixos do que manter o preso na cadeia, além de combater a superlotação dos presídios brasileiros. "Um rastreador custa, em média, R$ 400 cada. Manter um preso na cadeia custa R$ 1,5 mil ao Estado", afirmou o Senador.

Estudo: quem consome álcool tem saúde melhor, mas não por beber

Quem bebe álcool moderadamente em geral tem saúde melhor do que os abstêmios, disseram cientistas franceses nesta quarta-feira. Segundo eles, o benefício não tem relação direta com o álcool, e sim com fatores indiretos, como o relaxamento, a realização de mais atividade física e o melhor status social.

"O consumo moderado de álcool é um poderoso marcador de um maior nível social, um status superior de saúde geral e menor risco cardiovascular", disse Boris Hansel, do hospital parisiense Pitié-Salpêtrière, que dirigiu o estudo.

Ele salientou, no entanto, que o estudo não aponta uma ligação de causa-efeito e não deve ser usado para promover o consumo do álcool. O abuso do álcool está associado a várias doenças, inclusive problemas hepáticos e cardíacos e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde diz que o alcoolismo mata 2,3 milhões de pessoas por ano.

Hansel e seus colegas estudaram quase 150 mil franceses, dividindo-os em quatro grupos - quem nunca bebeu, quem bebia pouco (menos de 10 gramas de álcool por dia, cerca de uma dose), bebedores moderados (10-30 gramas/dia) e bebedores pesados (mais de 30 gramas/dias).

As conclusões foram publicadas na revista European Journal of Clinical Nutrition, publicada pela Nature. Segundo os pesquisadores, bebedores leves e moderados, homens e mulheres, tinham uma saúde geral melhor do que quem nunca bebia ou quem bebia demais. Homens que bebiam moderadamente tinham em geral menor risco cardiovascular, menor ritmo cardíaco, menos estresse, menos depressão e menor índice de massa corporal. Também apresentavam resultados melhores em mensurações subjetivas da saúde, como a quantidade de exercícios que faziam.

Os cientistas encontraram tendências semelhantes entre bebedoras moderadas, que tinham menor pressão arterial e cinturas mais finas. Em ambos os sexos, os bebedores moderados tinham maiores níveis de HDL ("colesterol bom") no sangue. Hansel disse que isso não significa que o álcool tenha uma influência positiva sobre o colesterol ou proteja o coração.

Segundo ele, a principal conclusão é de que o consumo moderado de álcool é um bom indicador de um "status social ótimo", e que essa pode ser a principal explicação para a saúde melhor desse grupo. "Essas conclusões sugerem que não é apropriado promover o consumo de álcool como base para a proteção cardiovascular", disse ele, acrescentando que o "prazer" é a melhor justificativa para beber moderadamente.O Dr. Ivan César F. Rodrigues, certamente está entre os moderados.

Serra classifica aprovação de Ficha Limpa como "avanço"

O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou nesta quarta-feira (19), durante entrevista à rádio Jovem Pan, que é favorável ao projeto, aprovado no início da noite pelo Senado, que impede a candidatura de políticos com condenação judicial em segunda instância, classificando a medida como "um avanço".

Serra se negou a comentar as pesquisas que colocam pela primeira vez a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) em sua frente na corrida ao Palácio do Planalto. O tucano afirmou que pesquisa é "algo cíclico", dizendo que não comenta pesquisas porque teria de fazer isso todo o tempo, nos bons e nos maus momentos.

SENADORA KATIA ABREU DIZ EM PLENÁRIO QUE DILMA QUER A VOLTA DA CPMF

A Senadora Kátia Abreu fez um pronunciamento no senado na noite de hoje, afirmando que a Candidata Dilma em uma entrevista a Rádio, afirmou que a Saúde precisa da volta da CPMF e se eleita retornará a malfadada CPMF, argumentando que a Saúde esta precisando de recursos. A Senadora chamou a Candidata Dilma de mentirosa quando afirmou que a CPMF era uma necessidade para o Brasil.

SENADO APROVA FICHA LIMPA PARA ESTA ELEIÇÃO

O Senado Aprovou a PEC da ficha limpa e espera a sanção Presidencial para que tenha validade a partir da eleição de 2010. É uma medida que tem um caráter moralista da campanha política onde os políticos que detém mais de um mandato com certeza tiveram que comprar os votos para a sua eleição. Esperamos que isto vá acabar com o advento da ficha limpa.

SENADOR TASSO DIZ QUE DILMA É MENTIROSA

"A convidada anterior [Dilma Rousseff] não poderia fazer isso. Teria que visitar o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e o PAC no Ceará é invisível"


O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse nesta terça-feira que levará o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, ao porto do Pecém, localizado no Ceará, obra que atribui a um esforço pessoal do tucano.
"A convidada anterior [Dilma Rousseff] não poderia fazer isso. Teria que visitar o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e o PAC no Ceará é invisível", afirmou Tasso em discurso promovido pelo jornal "O Povo".
Serra, que visita o Estado, disse que, se eleito, irá criar um conselho de desenvolvimento regional. "Será subordinado à Presidência. Vai ter que se reunir comigo. Será concreto. Não é para chorar, ter peninha."
Mais cedo, Serra destacou suas prioridades como presidente. Segundo ele, saúde precisa ser reforçada, inclusive na área de consultas. "Nós começamos fazer em São Paulo e deu certo. A saúde precisa ganhar o ritmo que teve no passado."
A outra questão essencial, de acordo com o tucano, é a da segurança, que "inquieta o Brasil em todas suas partes".
"Em alguns lugares está pior, em outros está melhor. Mas tudo mundo se sente inseguro. Para isso, o governo federal tem de jogar como corresponsável e não deixar por conta apenas dos Estados. Tem de ajudar os Estados que trabalham e corrigir aqueles que não estão trabalhando direito na área da segurança."
Serra destacou também projetos para desenvolvimento. "Aqui no Ceará se fala muito da Siderurgia e da Refinaria. Não vieram para cá. Ficou só no papel e é uma coisa que nós vamos tirar do papel. Essa ferrovia transnordestina que também se falou muito, mas só no último se começou, mas é uma coisa muito pequenininha. Nesse ritmo demoraria décadas. Eu calculo como investimentos."
Ele citou ainda a transposição do rio São Francisco. "Começou a ser feita na Bahia, mas no Ceará ainda não aconteceu. Nós vamos tocar tudo que tiver no meio, tudo que tiver no começo. A pior coisa para o nosso país é obra inacabada. Botou dinheiro não tem nenhum retorno econômico ou social."

PRESIDENTE DA CAMARA DE SOBRAL-CE. PREOCUPADO COM O CRACK

O Presidente da Câmara Municipal de Sobral Dr. Hermenegildo, está programando uma audiência pública em que envolverá toda a sociedade sobralense para o combate eficaz contra as drogas. Todos os seguimentos da sociedade devem se fazer presente e o resultado será positivo. O mais importante é por em prática tudo que ficará definido na referida audiência

DILMA QUER LOTEAR TODOS OS MINISTÉRIOS

O presidenciável José Serra (PSDB) participou de debate na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília.

O presidenciável José Serra (PSDB) participou de debate na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília Foto: Cristiano Eduardo/Futura Press
Foto: Cristiano Eduardo/Futura Press

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta quarta-feira (19) que o Ministério da Saúde está "loteado politicamente". Durante participação na XIII Marcha dos Prefeitos, em Brasília, Serra disse que a pasta comandada por ele no governo Fernando Henrique Cardoso está cheia de indicações políticas.
"Quando eu fui ministro da Saúde, tínhamos 1,5 mil emendas parlamentares, e eu liberei todas. E não fiz uma indicação política sequer. Criei duas agências no Ministério da Saúde e não houve indicação política para nenhuma delas. Hoje, o ministério está loteado, está tudo loteado", disse.
Serra afirmou considerar inviável impedir a proposição de emendas particulares por senadores e deputados e substituí-las apenas por proposições de bancadas.
"No mundo inteiro os parlamentos interferem, deve se dar uma orientação, um esquema positivo para orientar as emendas, e não impedir a proposição particular. Raramente um parlamentar faz uma emenda ruim. A diferença é que não há direcionamento, não se trabalha a viabilidade dos convênios a as emendas acabam sendo um calvário. O Congresso jamais aprovaria a abolição das emendas individuais", afirmou.
Recursos para saúde
Serra defendeu que a União tenha maior comprometimento com a saúde no País, sem repassar responsabilidades para Estados e municípios. Serra foi questionado especificamente sobre o Programa Saúde da Família, que prevê atendimento básico em saúde nos municípios brasileiros. Cada equipe custa R$ 24 mil, em média. O repasse federal, no entanto, não supera os R$ 9 mil.
Serra afirmou que quando foi ministro da Saúde, no governo Fernando Henrique Cardoso, o repasse de recursos para Estados e municípios foi proporcionalmente maior do que os recursos enviados para o próprio ministério.
"O que acontece é que a lei complementar que regulamentava a emenda da Saúde não foi enviada pelo governo. Poderia ter tido mais recursos sem alteração constitucional. Em geral, vai se enxugando as despesas mais fáceis, das transferências, que o ministério não paga diretamente", disse.
O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB defendeu ainda que é preciso criar um mecanismo que assegure uma maior participação da União nas despesas municipais. "Do contrário, vou transferindo cada vez mais responsabilidades, aumentado os custos e a carga para os municípios", afirmou.
Imposto sobre saúde só deve existir com reforma tributária
Serra afirmou que uma eventual criação da Contribuição Social da Saúde (CSS) como alternativa para ampliar as receitas do setor só deve ser levada em conta em um contexto de discussão de uma reforma tributária.
Em junho de 2008, na esteira da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a Câmara dos Deputados aprovou, por 259 votos a favor e 159 contra, dois a mais que o mínimo necessário a proposta que cria a CSS, a alternativa apresentada por parlamentares governistas para manter os investimentos em hospitais públicos mesmo após a extinção da CPMF. O caso, no entanto, não foi apreciado pelo Senado.
"Defendo a volta ao estilo da aceleração, da criatividade e da pareceria verdadeira em função da saúde da população. Vamos revitalizar a saúde", disse Serra, rechaçando a alternativa de se criar um novo imposto a cada dificuldade específica.
"A carga tributária no Brasil é muito elevada. Não vai subir mais. A sociedade não aceita", declarou. "Criar ou não uma nova contribuição tem que ser examinada no contexto de uma reforma tributária geral. Não podemos diante de cada problema que existe dizer que vamos criar um imposto a mais", concluiu.

RONDA NO REBOLATION

18 Mai 2010 - 01h02min
Policiais enfrentaram resistência, mas conquistaram os alunos(Foto: IANA SOARES)
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Modelo de Fortaleza, no bairro José Walter, tiveram uma manhã diferente, ontem. Ao som das batidas de hip-hop, policiais do Ronda do Quarteirão dividiram espaço nas rodas dança com os estudantes. A ação marcou o encerramento do projeto Ronda Cultural, parceria daSecretaria de Cultura do Estado (Secult), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Central Única das Favelas (Cufa).

O objetivo do projeto é criar uma ponte entre o público jovem e os policias do Ronda. Segundo o major Plauto Roberto, coordenador do projeto, uma das metas é desfazer a imagem negativa da Polícia. ``O que a gente está fazendo aqui é a prevenção da criminalidade e da violência, só que a gente está usando outras armas``, defende o major,

Mas o projeto enfrentou resistência. ``Os estudantes achavam que a intenção deles era vigiar, policiar. Depois eles perceberam que era diferente``, recorda o diretor da Polivalente, Joelson de Souza.

De novembro a março deste ano, instrutores da Cufa realizaram capacitação com os policiais voluntários. Em seguida, o grupo elaborou um plano de aula contemplando esses elementos juntamente com quatro temas transversais: bullying (discriminação entre colegas), sexualidade, drogas e violência. (Raquel Dantas, Emília Morais e Iara Moura, especial para O POVO)

PO

ROBERTO FREIRE PRESIDENTE DO PPS

A conquista da democracia no país, fruto de uma longa luta da cidadania contra a ditadura militar instalada em 1964, sacramentada pela Constituição de 1988, possibilitou, entre outras coisas, a centralidade da sociedade civil como o meio decisivo de ampliação e aprofundamento do próprio processo democrático.

Isso ocorreu em função da capacidade desta de pressionar o governo, em seus diversos níveis, por mais eficiência, transparência e responsabilização de seus mandatários na gestão da res publica.
No entanto, temos assistido ao longo desse período, com crescente preocupação, à instalação de um sistema de corrupção que vem drenando bilhões de reais dos cofres públicos, como revelam ininterruptas operações da Polícia Federal, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas, principalmente o TCU.
Esse sistema criminoso de desvio de recursos públicos em todas as instâncias de governo compromete todos os serviços que são dever do Estado e direito do cidadão. Daí nossa precaríssima educação pública, nosso arruinado sistema de saúde, os inacreditáveis índices de violência e insegurança pública, além da depauperada infraestrutura que pesa sobre todos nós, impondo sofrimento, notadamente às populações de regiões mais afastadas do Centro-Sul do país, e bloqueando nosso desenvolvimento econômico ao castigar o setor produtivo e elevar o chamado custo Brasil.
Além disso, a corrupção, como método, já pode ser percebida também em todos os poderes constituídos, como inquéritos policiais têm demonstrado, ameaçando a própria democracia como sistema de governo.
Lembro aqui o ocorrido na Itália nos anos 90, na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano, em 1982, que implicava a máfia, o Banco do Vaticano e a loja maçônica P2, quando se desencadeou a Operação Mãos Limpas, investigação judicial de grande envergadura visando esclarecer casos de corrupção envolvendo agentes do estado.
Foi a partir da ação do judiciário italiano, durante a Operação Mãos Limpas, que se conseguiu quase 3 mil mandados de prisão; mais de 6 mil pessoas estavam sob investigação, incluindo 872 empresários, 1.978 administradores locais e 438 parlamentares, dos quais quatro haviam sido primeiros-ministros.
Esta ação fulminante e decidida permitiu que a democracia na Itália se fortalecesse no combate à corrupção que se entranhara no aparelho de Estado, envolvendo grandes empresários, políticos de renome nacional e muitos servidores públicos, com a prisão dos culpados - apesar de hoje a administração Berlusconi representa um retrocesso a todo aquele avanço conquistado.
Estamos assistindo no país, atualmente, o mesmo silencioso processo de apropriação da máquina pública pela lógica da corrupção, como um sistema que organiza o próprio processo político-eleitoral.
Cada vez mais partidos e políticos são investigados e denunciados, agentes do Estado flagrados em ilegalidades, concorrências viciadas e obras superfaturadas, como tem denunciado o MP e o TCU. O dinheiro se destina a enriquecimento ilícito e/ou irriga campanhas políticas. Não estaria na hora de nossa Operação Mãos Limpas?

sábado, 15 de maio de 2010

RETIRADA DO SEMÁFORO JÁ PROVOCA ACIDENTES

A retirada irresponsável do semáforo que ficava localizado entre as ruas Dom José e Pintor Lemos já provocou dois acidente. Um dele com o inspetor da Polícia Civil de Sobral-CE., Manuel de Jesus Nogueira e o outro com uma criança que pedalava a sua bicicleta. Esta CTTU é autônoma ou a Prefeitura não zela pela sociedade. Prefeito acorda.

DILMA E SEUS ATOS TERRORISTAS

Uma das mentiras muito influentes que andam por aí, na qual, diga-se, Dilma Rousseff navega e com a conivência da imprensa, é que as ações terroristas foram a única saída dos que se opunham à ditadura por causa do famigerado AI-5.

Mas é mentira que os atentados terroristas aconteceram no Brasil só depois do AI-5. Mentira das bravas. Houve 19 homicídios praticados por organizações de esquerda antes do fatídico 13 de dezembro de 1968, dois deles praticados pelo Colina — a organização a que Dilma pertencia.

A mais ousada das ações do período pré-AI-5 foi o ataque ao Quartel General do II Exército, em São Paulo, que matou o soldado Mario Kozel Filho. Foi comandado pela VPR, que depois se juntou ao Colina, de Dilma, para dar origem à VAR-Palmares. Algumas das pessoas que participaram daquela ação receberam, mais tarde, indenização!!!

SERRA acabará com excesso de cargos comissionados na Saúde

Na primeira visita ao Rio como pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra atacou o que considera loteamento de cargos no governo, em especial na área da saúde e nas agências reguladoras. O tucano prometeu que, se eleito, fará “de cara” a reforma administrativa e garantiu que vai reduzir cargos comissionados (sem concurso público).

Ex-ministro da Saúde, Serra citou o exemplo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para atacar o aparelhamento do governo Lula. “A Funasa foi destruída, ficou no chão”, afirmou, em entrevista ao programa de Francisco Barbosa, da Rádio Tupi. Durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro, voltou ao assunto e disse que, no atual governo, as agências reguladoras “foram pervertidas porque foram loteadas politicamente”.

Sobre a reforma tributária, o tucano disse que, “infelizmente este governo não fez, o anterior também não”. Ele acrescentou: “Ninguém fala contra, mas cada um tem uma ideia. O projeto do governo ficou pior ainda. Virou uma sopa de pedra, cada setor queria pôr uma pedrinha.”

Em meio a negociações do PSDB com partidos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que têm cargos no governo, como PTB e PP, Serra avisou que não aceitará indicações de políticos. “Estou aberto a alianças, mas o pessoal sabe o que penso. Nunca aceitei indicação. Quando um deputado ou senador me dizia que tinha um nome, eu respondia: então, não me fala, porque não será nomeado.”

Serra deu entrevistas a duas rádios populares e à emissora de TV católica Rede Vida, além de falar durante uma hora e meia para empresários na Associação Comercial. O tucano voltou a dizer que, se eleito, será o “presidente da produção” e fez promessas na área de segurança e educação, como a criação de um braço fardado da Polícia Federal, para atuar nas fronteiras e reprimir o tráfico de armas e drogas.

DILMA É CONTRA GREVE DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS

Pode soar estranho que o governo decida promover um pacote de maldades para servidores públicos e sem-terra exatamente em um ano eleitoral. Por mais contraditório que pareça, contudo, isso só está acontecendo exatamente porque é um ano eleitoral. O governo avalia que uma onda de greves agora seria devastadora para as pretensões presidenciais da ex-ministra Dilma Rousseff. Acredita que os servidores públicos receberam tudo o que queriam e, mesmo com o arrocho na reta final, continuarão aliados fiéis do PT e de sua candidatura. O discurso de acabar com o direito de greve tem por objetivo a intimidação. Com os sem-terra, o problema é mais delicado. O MST goza de terrível reputação em lugares onde Dilma Rousseff precisa muito angariar votos. Manter agora uma aparente distância do movimento é no mínimo prudente.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

DILMA CHAMA PETISTAS DE ANALFABETOS

Na noite de ontem, o TSE decidiu que o PT perdeu o direito de transmitir o programa partidário no primeiro semestre de 2011 e terá de pagar multa de R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada. Dilma também foi punida com multa de R$ 5 mil. As punições se referem ao programa de TV do PT exibido em dezembro passado, e não ao de ontem. A oposição promete agora entrar com outra representação contra o PT na Justiça Eleitoral.

Logo depois da missa, que faz parte da programação do 16.º Congresso Eucarístico Nacional, Dilma voltou a falar sobre o assunto. Questionada por repórteres, a pré-candidata petista afirmou que o PT vai "olhar direito o que está acontecendo" por não considerar que seus programas estejam afrontando a Lei Eleitoral. "A gente não discute com o Judiciário de maneira alguma", insistiu.

Maus administradores podem responder solidariamente, mesmo com condutas individualizadas

A condenação por má administração de entidades pode, sim, ser solidária, ainda que as condutas de cada participante nos atos ilícitos possam ser individualizadas, inclusive com a delimitação do prejuízo causado por cada um. A conclusão é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não conheceu o recurso especial de um médico, diretor financeiro de uma associação da categoria profissional em Brasília.

Segundo a denúncia, o presidente, o vice-presidente e o diretor financeiro da associação desviavam valores da entidade, fazendo gastos com aquisição de bens e serviços alheios aos propósitos da associação. Ainda segundo a acusação, as verbas supostamente recebidas em adiantamento de honorários médicos foram concedidas aos próprios diretores da associação, em ofensa às normas estatutárias. Uma empresa também foi denunciada, por ter havido irregularidade no recibo emitido em seu nome.

Em primeira instância, os três foram condenados por má administração geral, devendo ressarcir solidariamente à entidade os valores indevidamente recebidos. A responsabilidade da empresa foi afastada, por ter conseguido provar, por meio de testemunhas, que houve contraprestação pela quantia recebida, não obstante a irregularidade no recibo emitido em seu nome.

Houve apelação, mas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve a condenação, dando parcial provimento à apelação. “No que se refere aos gastos com a aquisição de bens e serviços alheios aos propósitos da associação, embora não haja dúvida de que foram efetuados, conforme a perícia técnica, não há a identificação dos beneficiários de tais verbas, não havendo, pois, como condenar os réus, sem a comprovação do respectivo proveito”, ressalvou o relator do caso no TJDFT.

O desembargador afirmou ainda que a solidariedade decorre das ilegalidades praticadas pelos réus, “em flagrante abuso das funções administrativas que desempenhavam frente à associação, inclusive utilizando-se das verbas da entidade para pagamento de contas particulares”.

Inconformado, o diretor financeiro recorreu ao STJ, alegando ofensa aos artigos 896 e 1.518 do Código Civil de 1916. Segundo afirmou, o tribunal malferiu a lei ao responsabilizar solidariamente os réus, a despeito de ter havido individualização do prejuízo que cada um causou à associação autora. A defesa argumentou que tal entendimento faz presumir uma responsabilidade não prevista em lei e nem decorrente da vontade dos agentes.

A Quarta Turma, por unanimidade, não conheceu do recurso especial, entendendo que a imputação foi de má administração geral, devendo os gestores responder em conjunto pelos prejuízos causados à associação, cuja direção estava sob suas responsabilidades.

“Pelo princípio da especificidade, tem-se que a solidariedade disposta no artigo 1.518 encontra suas bases na ilicitude do ato (Obrigações por atos ilícitos) e não na impossibilidade de individualização das condutas ilícitas e danosas de cada agente”, afirmou o ministro Aldir Passarinho Junior, relator do caso.

Ao votar pelo não conhecimento, o ministro observou que a redação da norma não deixa dúvidas. “Se a solidariedade estivesse vinculada à possibilidade ou impossibilidade de individualização das condutas, ou mesmo do benefício auferido pelos respectivos agentes, por razões lógicas nenhuma das pessoas designadas no artigo 1.521 poderia responder, a menos que fossem partícipes diretos nas condutas, o que não é a situação”, concluiu Aldir Passarinho.

Serra se diz desconfiado de corte no Orçamento

LUCIANA NUNES LEAL - Agência Estado

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, mostrou desconfiança ao comentar a medida do governo de corte de mais de R$ 10 bilhões no Orçamento da União para conter o aquecimento da demanda na economia. "Precisa ver se é corte de verdade ou se é espuma", afirmou Serra, revelando que até agora só tem "a notícia" do corte. "Se tiver desperdício para cortar, tudo bem. Mas se não tiver, aí não", disse.

Serra deu uma entrevista de pouco menos de uma hora no Programa Francisco Barbosa, da Rádio TV, no Rio de Janeiro. Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o corte de R$ 10 bilhões é uma medida anticíclica para que o crescimento da economia seja sustentável e equilibrado.

O ex-governador de São Paulo disse que, se eleito, fará uma reforma administrativa "logo de cara" e criticou mais uma vez o "loteamento" de cargos federais no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Serra insistiu que o presidente Lula não é candidato e, por isso, não é com ele que pretende debater. Questionado sobre o acirramento da campanha eleitoral, o pré-candidato foi bem humorado: "Você já ouviu Lupicínio Rodrigues? Eu tenho nervos de aço."

Serra afirmou ainda que está elaborando uma proposta para a criação de uma Polícia Federal (PF) fardada para atuar principalmente nas fronteiras e combater o tráfico de drogas e de armas.

Como contraponto ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidata petista Dilma Rousseff sobre as parceiras do governo federal com o governo do Rio de Janeiro e a prefeitura da capital fluminense, Serra disse que se for presidente terá a melhor relação possível com os governantes do Rio. Ele chegou a lançar a promessa de se dedicar à construção de uma linha de metrô até os municípios de São Gonçalo e Itaboraí.



MUDANÇA NA VEREAÇÃO DE SOBRAL-CE

A Câmara Municipal de Sobral-CE., recebeu ontem a noite a comunicação que o Vereador Marcos Prado teria sido cassado e a Justiça Eleitoral determinou a imediata ocupação da vaga existente. Neste caso assume como Vereador o Dr. José Maria Félix como primeiro suplente da coligação PSB ,PT,PV,PRB etc. Ainda não está marcada a posse do citado Vereador que certamente no plenário debaterá temas em prol da sociedade. Polémico todos sabemos que ele é.

SARNEY TAMBÉM NÃO GOSTA DE APOSENTADOS

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), descartou ontem uma inversão da pauta do plenário para apressar a votação do projeto que reajusta em 7,72% as aposentadorias acima de um salário mínimo. Segundo ele, a proposta será apreciada pela ordem de chegada à Casa, como manda a Constituição. Há três medidas provisórias que trancam a pauta e devem ser analisadas antes. De qualquer maneira, o plenário votará o requerimento apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) pedindo a inversão.

PT ENSINA COMO BURLAR A LEI

O PT, então, vai pagar alguns tostões de multa — imaginem o que representam R$ 25 mil reais em meio aos milhões que circulam numa campanha — e vai perder o tempo a que teria direito no semestre que vem, que nem é ano eleitoral!? A conclusão é uma só: o crime compensa. Assim, ou se opta pelo erro ou se passa, então, por bobo. O programa do DEM será no dia 27 de maio; o do PPS, em 10 de junho, e o do PSDB, 17 do mesmo mês. O que deve fazer cada um desses partidos? Respeitar a lei e dar ao PT a vantagem comparativa de mandar a legislação às favas ou responder na mesma moeda, apostando numa multa irrisória e na perda do tempo em 2011, quando os programas serão mesmo irrelevantes? Não fazê-los será até medida de economia!

LULA TAMBÉM MENTE

Lula afirmou no programa ilegalmente eleitoral do PT que percebeu a vocação verdadeiramente social de Dilma quando ela apareceu com a proposta do programa “Luz Para Todos”. E aí a candidata apareceu numa casa que passou a ter energia elétrica, com o testemunho da pessoa beneficiada e tal. A impressão que passou é que o Brasil vivia às escuras até que surgisse… Dilma. Vejam dados oficiais sobre a luz elétrica nas residências brasileiras:

1996 - 79,9%
2002 - 90,8%
2008 - 96,2%

Em 1996, segundo ano do governo FHC, a luz chegava a 76,9% dos lares brasileiros; quando o tucano deixou o poder, a 90,8%: um avanço de 12,64% em seis anos. Também em seis anos, o avanço no governo Lula foi de 5,94% - menos da metade! Lula e Dilma, no entanto, apresentaram o programa como se, antes do governo petista, o país vivesse às escuras.

DILMA MENTE MAIS UMA VEZ

Outra mentira escandalosa do programa eleitoral e ilegal do PT foi a história de que Dilma, como secretária de Energia do Rio Grande do Sul, livrou o estado da crise energética de 2001. Santo Deus! É uma piada!

O Rio Grande do Sul ficou fora do racionamento PORQUE NÃO TINHA LINHAS DE TRANSMISSÃO PARA SE INTEGRAR AO SISTEMA e fazer chegar energia às outras regiões do país. Só por isso. Mas ela começou ali a cantar as próprias glórias, como aquela que tinha deixado o estado livre do apagão.

Quem conhece a área, aliás, diz que a crise no resto do país foi um bom pretexto para o então governo do Rio Grande do Sul, de que Dilma era secretária, fazer várias obras sem licitação. Taí um período a ser iluminado…

quinta-feira, 13 de maio de 2010

DILMA HOJE NA TELEVISÃO

O PT leva ao ar hoje o seu programa político de 10 minutos. Pretende ser o primeiro dia do resto da campanha de Dilma Rousseff.

Dilma deixou o governo há um mês e meio. Seu desempenho nestes primeiros 45 dias de pré-campanha — esta notável invenção brasileira!!! — tem surpreendido muita gente. Pela ruindade! A expectativa era a de que o “profissionalismo” dos petistas transformaria, rapidamente, a criatura eleitoral de Lula num fenômeno de opinião pública. Na prancheta do PT, a candidatura do tucano José Serra, a esta altura, já deveria estar na lona. Vamos ver as pesquisas daqui a alguns dias. O fato é que também ele tem surpreendido pela desenvoltura.

“A dificuldade da oposição será encontrar um discurso”, afirmava-se. O fato é que “o Brasil pode mais”, de Serra, parece estar sendo mais bem-recebido do que “O Brasil pode o mesmo”, de Dilma.

BAIRRO PRECISA DE CONSERTO

O bairro do Tamarindo está precisando de conserto no seu calçamento. Todas as ruas estão com buracos no calçamento. A Prefeitura precisa enviar uma equipe de calceteiro urgente para aquele bairro. A população, apesar de ser pobre(no Brasil é defeito) , são eleitores e contribuintes. Gentileza atender aquela comunidade. Eles agradecem penhoradamente

PREFEITURA DE SOBRAL-CE DEVERIA ELEGER O FUNCIONÁRIO PADRÃO

A Prefeitura de Sobral-CE deveria eleger o funcionário padrão para que desse incentivo aos funcionários e logicamente com um prémio para o escolhido. Entre os diversos funcionários destacamos dois que realmente vestem a camisa da Prefeitura: o Motorista Juarez e o Paulo César da Usina de asfalto. Que tal a ideia?.

PREFEITURA DE SOBRAL AMPLIA ATENDIMENTO A SAUDE

A Prefeitura de Sobral-CE, está ampliando o atendimento no setor de saúde em todo o município. Amanhã haverá a famosa assinatura da ordem de serviços para a construção do centro de saúde do bairro das pedrinhas. E como não poderia deixar de ser com banda e tudo. Sem banda o povo não comparece não é Prefeito?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ENQUETE:Quando Dilma ultrapassará Serra nas pesquisas de intenção de voto?

Resultado da pesquisa do Ricardo Nobrat

* Até meados de junho - 7.04%

* Depois do fim da Copa do Mundo - 2.90%

* Quando Lula começar a pedir votos para ela na TV a partir de agosto - 12.27%

* Não ultrapassará Serra - 76.63%

* Não sei - 1.17%

Dilma defende altas taxas de juros para o Brasil

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, mostrou-se surpreso nesta terça-feira com o comentário da petista Dilma Rousseff que defendeu a política do Banco Central em resposta às críticas que o tucano tem feito a alta taxa de juros mantida pela instituição principalmente durante a crise financeira mundial.

Em entrevista, durante visita que faz a Goiânia, Serra afirmava que “não é possível que alguém no país defenda a taxa de juros que é a maior do mundo”, quando advertido do comentário da petista. “A Dilma defendeu isso?”, perguntou. “Defendeu a política do BC”, responderam os jornalistas. “BC que mantém os juros reais como os maiores do mundo. Para mim é novidade que ela tenha defendido o maior juro real do mundo. Esta campanha é livre para todo mundo defender suas posições.”

Governantes de Sobral-CE começam a se preocupar com o CRACK

As autoridades de Sobral-CE. começam a se preocupar com o alastramento da droga denominada de CRACK. Para isto foi realizada uma sessão pública na Câmara Municipal de Sobral para debater o assunto. Parabenizo as referidas autoridades pelo compromisso de trabalharem para a diminuição das drogas no nosso município.

Dormir pouco pode levar à morte prematura, diz estudo

Pesquisadores italianos e britânicos afirmaram que pessoas que dormem menos de seis horas por noite poderão ter uma morte prematura.

De acordo com um estudo feito pelos cientistas da Universidde de Warwick em colaboração com a Universidade de Medicina Federico 2º em Nápoles, Itália, pessoas que regularmente dormem menos que seis horas por noite tem chances 12% maiores de morrer em um período de 25 anos do que as pessoas que dormem o período ideal, de seis a oito horas.

O estudo, publicado na revista especializada Sleep, analisou os padrões de sono e mortalidade de 1,3 milhão de pessoas compilados em 16 pesquisas anteriores da Grã-Bretanha, Estados Unidos, países da Europa e da Ásia. Estas pessoas foram acompanhadas durante 25 anos - mais de 100 mil mortes foram registradas entre elas.

Na análise, os cientistas concluíram que a morte prematura pode ter ligações com pouco tempo de sono por noite ou sono excessivo, fora da faixa considerada "ideal", entre seis e oito horas.

Mas, enquanto poucas horas de sono podem ter uma ligação direta com problemas de saúde levando a uma morte prematura, o excesso de sono pode ser apenas um sintoma de outros problemas de saúde já estabelecidos, segundo os pesquisadores.

"Dormir de seis a oito horas por noite pode ser mais favorável para a saúde. A duração do sono deve ser encarada como um fator de risco comportamental adicional, ou marcador de risco, influenciado pelo ambiente e possivelmente tratável, por meio de educação e aconselhamento, além de medidas de saúde pública voltadas para uma modificação dos ambientes físico e de trabalho", afirmou o professor Francesco Cappuccio, chefe do Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick.

Sociedade moderna

Para Cappuccio, existe na sociedade atual uma redução gradual do tempo de sono.

"A sociedade moderna está vivenciando uma redução gradual na quantidade média de sono que as pessoas conseguem ter e este padrão é mais comum entre os que trabalham em período integral, sugerindo que isto ocorre devido a pressões da sociedade para o aumento nas horas de trabalho", afirmou.

"Por outro lado, a deterioração de nossa saúde geralmente é acompanhada por uma extensão de nosso tempo de sono", acrescentou.

No entanto, Cappuccio afirma que são necessários mais estudos para entender exatamente a razão de o sono parecer tão importante para a boa saúde.

Para o professor Jim Horne, do Centro de Pesquisa do Sono de Loughborough, na Grã-Bretanha, outros fatores podem estar envolvidos na morte prematura, e não apenas o sono.

"O sono é apenas uma espécie de indicador para a saúde física e mental. O sono é afetado por muitas doenças e condições, incluindo depressão", disse.

E, segundo Horne, melhorar o sono pode não fazer com que uma pessoa se sinta melhor ou viva mais.

"Mas, dormir menos que cinco horas por noite sugere que algo provavelmente não está certo."

"Cinco horas é insuficiente para a maioria das pessoas e ficar sonolento durante o dia aumenta o risco de um acidente no trânsito ou enquanto a pessoa opera máquinas perigosas", afirmou.

terça-feira, 11 de maio de 2010

DEPUTADA ESTADUALCE RAQUEL, AFIRMA QUE AS OBRAS DO PAC SÃO AS MESMAS DO GOVERNADOR CID

A Deputada Estadual do Ceará Raquel que pertence a comissão de fiscalização das obras do PAC, afirmou em plenário que as obras do Governador CID são as obras do PAC. Acredito que as Obras dos projetos do Governador CID não tem nada haver com o PAC. Nas placas indicativas das obras não tem nenhuma referencia ao PAC. Acredito que o Governador CID não engolira estas destrezas lamentável da Deputada.

CRACK EM SOBRAL-CE É CAOS SOCIAL

A droga CRACK esta totalmente disseminada na cidade de Sobral-CE. devendo a sociedade organizada se reunir para uma tomada de decisão para combater a referida droga. A OAB-CE secção de Sobral, por seu Presidente Dr. José Inácio, já se prontificou a disponibilizar as comissões para encontrarem uma solução para o caso. Só falta a Prefeitura, através de seu aparato técnico se disponibilizar e entrar nesta luta.

INAUGURAÇÃO DE OBRAS SEM BANDA

O Prestigio politico do Prefeito de um município é testado sempre através de pesquisa, porém tem uma pesquisa que é verdadeira. Prefeito promova uma inauguração sem contratar uma banda ou cantores ai sim teremos a verdadeira pesquisa do prestígio do Prefeito. O Dr. Leónidas Cristino, Prefeito de Sobral-CE., com certeza topará. Pode levar a orquestra da Prefeitura.

Expresso Guanabara divulga nome de município errado

A Empresa Expresso Guanabara em seu ónibus que faz a linha Fortaleza a Martinopole tem escrito no seu painel eletronico a frase "FORTALEZA A MARTINOPOLIS" Gostaria de informar aos dirigentes desta conceituada empresa que a palavrea correta é MARTINOPOLE. Será que a direção da Guanabara aprendeu com a Candidata Dilma? Gentileza efetuarem a correção. Aurélio agradece.

Camara Municipal de Sobral no Ceará não realiza sessão

A Câmara Municipal de Sobral não realizou ontem a sessão plenária por falta de quorum regimental. A Câmara Municipal só se reúne duas vezes por semana e cada sessão tem a duração de no máximo duas horas de duração. É pouco ou quer mais? AH SOBRAL

Lider do Governo na Camara vai dar mais um mês aos preguiçosos do Pais.

O Líder do Governo já externou a imprensa brasileira que ira propor mais um mês de ferias para todos os parlamentares do congresso. Os políticos já não trabalham imagina com mais um mês ai teremos Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro. É pouco ou querem mais. Todos estes meses remunerados. AH BRAZIL.

Marina também não quer Ministério da Segurança

A Candidata a Presidência da Republica, Senadora Marina Silva, do PV, repudiou ontem a ideia do Candidato SERRA de criação do Ministério da Segurança Pública. Será que a exemplo de Dilma a Senadora Marina também teve envolvimento com o aparato policial na época da ditadura ? cada uma delas só falam que se eleita investira na saúde e educação. SEGURANÇA NADA. Votem nelas

sábado, 8 de maio de 2010

LULA INAUGURA ESCOLA CONSTRUIDA POR JK

O governo federal teria inflado estatísticas e atribuído à gestão de Lula a inauguração de escolas técnicas criadas muito antes da posse do presidente. Os equívocos aparecem em campanha publicitária de R$ 60 milhões paga pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, segundo informações da Folha de São Paulo. A reportagem da Folha afirma, ainda, que a peça usa mapas com indicações trocadas e os erros estão espalhados em anúncios de meia página publicados nos principais jornais do País.

O material apresenta como novas, escolas técnicas abertas em governos anteriores ou que ainda estão em construção. O anúncio publicado nos jornais de Brasília, por exemplo, traz um mapa com cinco unidades assinaladas. Quatro não existem e uma foi inaugurada em 1958, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Abaixo do mapa, um texto de apoio informa que a Escola Técnica de Planaltina "já prepara jovens para o mercado de trabalho". Como a unidade existe desde 1958, os primeiros jovens formados já devem ter celebrado os 70 anos de idade. Além de inflar dados, os mapas erram a localização de cidades e confundem bairros com municípios. No de São Paulo, Campinas virou um pontinho no norte do Estado. Caraguatatuba, cujo nome oficial contém "Estância Balneária", foi "promovida" do litoral para o topo da Serra do Mar. No mapa do Rio, bairros como Realengo foram sinalizados com o padrão gráfico de cidades. Segundo a Folha, a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência admitiu "erros de localização" no mapa de São Paulo e informou que fará as correções "na próxima publicação". Sobre o anúncio de escolas técnicas abertas em governos anteriores, disse que a rede de educação profissionalizante "não é composta apenas das instalações físicas".

POR QUE OS POLÍTICOS ODEIAM APOSENTADOS?

Porque será que gastar dinheiro com aposentados dói tanto na alma de todos os políticos?

Serra fala em criar novos ministérios e talvez fechar um ou dois. Vai a palestra com evangélicos e a feira de gado zebu, tudo parecididnho com a nomeada.

Ao mesmo tempo, demonstra o mesmo pavor do Lula em aumentar os aposentados.

Desconfio que é porque a velhice deles e de seus próximos está bem garantida...

Estou cada vez mais desiludido.

No Executivo a coisa vai mal e promete não mudar muito.

No Legislativo: as cicatrizes que estão deixando no projeto Ficha Limpa são tão vergonhosas, que é melhor chamar de projeto Ficha Mais ou Menos.

AH Brazil....


LULA QUER O CONTINUISMO

De Merval Pereira:

O presidente Lula está claramente tentando adiar o começo do período "pós-Lula", prolongando sua permanência no poder com a expectativa de continuidade através da candidata Dilma, ou de uma atuação política comandando a oposição. Ao dizer que Dilma não cresce nas pesquisas por que ele ainda não subiu nos palanques com ela para pedir votos, Lula alimenta sua lenda para evitar a debandada dos aliados.

Enquanto isso, o candidato tucano José Serra está le-
vando longe demais a estratégia de se colocar como o "pós-Lula", figura que o ex-governador de Minas Aécio Neves criou quando ainda disputava a candidatura com Serra dentro do PSDB.

De tanto se esforçar para demonstrar que não é um adversário de Lula, o candidato tucano chegou ao cúmulo de dar um cheque em branco ao presidente no caso do reajuste dos aposentados que ganham mais de um salário-mínimo, apoiando de antemão qualquer que seja a decisão do presidente.

Quando um não quer, dois não brigam, é esse recado que Serra está enviando diariamente a Lula, dificultando a estratégia oficial de transformá-lo no “anti-Lula”.

Embora esteja dando certo, a estratégia tem que ser bem calibrada para não transformar Serra em um candidato sem forma nem conteúdo.

DILMA SÓ FALA DE SAUDE E EDUCAÇÃO. E A SEGURANÇA?

A candidata a presidência da Republica Dilma, em todos os seus pronunciamentos só fala em investimentos para a saúde e educação, esquecendo a Segurança que também está previsto na nossa Constituição que é dever do Governo Federal. Talves ela, Dilma, não quer falar e nem investir na Segurança pelo seu passado quando foi assaltante de bancos, segundo a sua ficha nos órgãos policiais.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lula lembra Temporão e aconselha fazer sexo para boa saúde

Letícia Lins - O Globo

RECIFE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez coro nesta sexta-feira ao conselho do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e recomendou a prática de sexo para manter a boa saúde e combater a hipertensão. Em discurso realizado em Ipojuca (PE), onde participa da cerimônia de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), nesta sexta-feira, Lula disse em tom de ironia que está cansado daqueles que reclamam de cansaço ao ouvir um comentário do prefeito Pedro Serafim (PDT) e arrancou risos ao reforçar as palavras de Temporão.

- O meu ministro da Saúde falou que para cuidar da pressão tem que fazer sexo. Então, meu companheiro. Não fique lamentando. Vá à luta - declarou.

Sarafim, que é o prefeito de Ipojuca, estava ao lado da esposa Ana e não escondeu o constrangimento.

A

Dilma diz que conceder 7,7% de reajuste para aposentados é 'marola eleitoral'

Letícia Lins - O Globo

SALGUEIRO (PE) - Em cerimônia de assinatura da ordem de serviço de um trecho da Ferrovia Transnordestina, Dilma Roussef, pré-candidata do PT à Presidência, disse que conceder 7,7% de reajuste para os aposentados, conforme a Câmara aprovou, é "marola eleitoral" e que "é fácil fazer isso (dar o reajuste) com o chapéu alheio".

mulher bonita faz mal à saúde

Homens, cuidado: ficar frente a frente com uma mulher bonita faz mal à saúde. É o que sugere um estudo de cientistas da Universidade de Valência, na Espanha. Os pesquisadores descobriram que, se um homem passa pelo menos cinco minutos ao lado de uma bela mulher, seu corpo acelera a produção do hormônio cortisol, que aumenta a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue.

O cortisol é produzido pela glândula supra-renal quando uma pessoa encontra-se sob stress físico ou psicológico. A produção acelerada desse hormônio está relacionada a problemas cardíacos. O efeito "prejudicial" da mulher bonita é ampliado se o homem considera que ela é "muita areia para o seu caminhãozinho".

Durante a pesquisa, os cientistas examinaram o comportamento de 84 rapazes. Os voluntários recebiam um Sudoku para solucionar e eram, então, encaminhados a uma sala onde estavam um homem e uma mulher. Pouco tempo depois, a mulher deixou a sala. Sozinhos com outro homem, os voluntários não apresentaram quaisquer alterações nos níveis de cortisol. Já quando o homem deixou a sala e os rapazes ficaram sozinhos com a mulher, seus níveis do hormônio ficaram elevados.

"O estudo mostra que o nível de cortisol dos homens aumenta após um rápido contato de cinco minutos com uma mulher jovem e atraente", afirmaram os pesquisadores. Em pequenas doses, o cortisol pode ter efeito positivo, como um aumento das sensações de alerta e bem-estar. Em níveis mais altos, porém, o hormônio eleva o risco de diabetes, hipertensão, impotência sexual e ataque cardíaco.

Presença não agradou a Igreja Católica

De Maria Lima do O Globo

Levada pelo senador Gim Argelo (PTB-DF), Dilma não se fez de rogada. Recentemente, ela declarou não ser católica praticante mas crer "numa força superior". Na celebração feita pelos bispos dom Geraldo Magela, dom Orani Tempesta e dom Odilo Scherer, Dilma rezou e fez o sinal da cruz.

Apresentada a alguns bispos, Dilma começava a conversa pedindo bênçãos. Na saída, alguns se mostraram surpresos com a presença da petista.

— Não gostei! Dilma colocada ali no meio da gente, tudo sendo fotografado de cima. Isso vai ser explorado. Não foi bom! — reclamou dom Osvino José Both, arcebispo militar do Brasil.

Na chegada, informados da presença de Dilma, alguns bispos chegaram a negar que estavam ali para lhe prestigiar. O bispo auxiliar de Curitiba, dom Rafael Biernarski, fez careta ao ser perguntado sobre Dilma e disse que era importante ela "se posicionar" melhor em relação à sua crença.

NOVA ENQUETE: CIRO APOIARÁ QUEM?

Resultado da enquete do blog do Noblat: O que fará Ciro Gomes com relação à escolha do sucessor de Lula?

* Apoiará Dilma - 39.34%

* Apoiará Serra - 13.83%

* Apoiará Marina Silva - 10.95%

* Não dará apoio público a nenhum candidato - 29.14%

* Não sei - 6.75%

Mais chance de cura do câncer

Equipamento capaz de diagnosticar tumores em estágios iniciais entrará em funcionamento em SP

Mariana Lenharo, mariana.lenharo@grupoestado.com.br

O Hospital das Clínicas apresentou ontem o primeiro aparelho da rede pública do Estado capaz de detectar tumores cancerígenos em estágios tão precoces quanto o molecular, o que facilitará o diagnóstico e, consequentemente, aumentará as chances de cura.

Chamado de Cíclotron, este acelerador de partículas produz uma substância radioativa que, injetada no paciente, é capaz de indicar a localização exata do tumor em desenvolvimento por meio de um exame diagnóstico por imagem.

O recurso estará disponível aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo em cerca de três meses. O projeto é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Hospital Sírio-Libanês, que doou o equipamento de R$ 10 milhões. O projeto todo custou R$ 17,7 milhões.

Além da função de diagnóstico, a máquina possibilita o desenvolvimento de pesquisas avançadas para tratamento de câncer.

“Na medicina atual existe uma linha de pesquisa que se chama ‘imagens moleculares’, que é o desenvolvimento de substâncias radioativas que se concentram no tumor e, ao mesmo tempo, carregam junto o medicamento”, explica o diretor do Instituto do Câncer de São Paulo e professor da Medicina/USP, Giovanni Guido Cerri.

Ele acrescenta que, no futuro, a ideia é que se possa tratar a doença antes mesmo que ela se manifeste. “É o futuro das pesquisas na área de radiofármacos associados a medicamentos. Talvez daqui a 20 anos nós consigamos atingir esse objetivo”, afirma o professor.

Pesquisas

A possibilidade de desenvolver pesquisas é um dos principais interesses do Hospital Sírio-Libanês na parceria. Segundo o superintendente corporativo da instituição, Gonçalo Vecina Neto, médicos do Sírio-Libanês e da USP trabalharão em conjunto nos estudos. “Esses pesquisadores têm uma competência muito grande, mas falta equipamento. O projeto vai oferecer uma oportunidade única de desenvolver novos tratamentos para o câncer.”

A precisão do diagnóstico emitido com a ajuda do Cíclotron é resultado de uma tecnologia americana. O equipamento foi produzido pela empresa General Electric. Há uma máquina similar no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP. Ela é capaz de produzir fármacos, e não diagnósticos ou pesquisas médicas.

O Cíclotron do Hospital das Clínicas produz uma substância que é a glicose marcada com flúor radioativo. Esse fármaco, chamado de SDG, é aplicado no paciente com sintomas de câncer que é, em seguida, submetido a um tomógrafo. Como os cânceres consomem mais açúcar do que os tecidos saudáveis do corpo, o tumor absorve maior quantidade de glicose e, com a ajuda do flúor radioativo, fica em destaque na tela do computador que faz a leitura. “Dizemos que aquela região acendeu”, explica Vecina Neto.

A ação radioativa do SDG é temporária e dura, no máximo, duas horas. Daí a importância de o aparelho que o produz ficar próximo aos locais onde o exame será realizado. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o serviço de diagnóstico poderá beneficiar mais de 14 mil pacientes do SUS por ano.

O médico oncologista da Unifesp Hakaru Tadoroko lembra que o diagnóstico precoce do câncer possibilita que, na grande maioria dos casos, seja possível a cura da doença.

Filhos terão um Dia das Mães salgado

Presentes mais comuns custarão, em média, 4,12% mais. E as flores sofreram maior Reajuste

Os consumidores que pretendem presentear suas mães no próximo domingo vão gastar, em média, 4,12% a mais do que desembolsaram no mesmo período do ano passado. Entretanto, apesar de estarem mais caros, os itens mais cotados como presente do Dia das Mães registraram aumento inferior à inflação apurada nos últimos 12 meses (que ficou em 5,72%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor - IPC da FGV).

As flores foram os produtos que tiveram a maior alta no período: 12,45%. Quem pagou R$ 30 por um buquê para agradar a mamãe no ano passado, por exemplo, vai ter de gastar quase R$ 4 a mais agora se quiser repetir o presente. Joias e bijuterias, além de refeições em restaurantes, foram outras duas categorias de produtos que ficaram mais caros de 2009 para cá (veja ao lado).

No entanto, quem quer gastar menos do que no ano passado também vai encontrar no mercado produtos que estão mais baratos do que em 2009. Este é o caso da máquina de lavar roupa, por exemplo, que custa hoje 3,57% a menos do que custava no último Dia das Mães.

O que esperar dos filhos

A boa notícia para as mães - e comerciantes - é que, embora muitos produtos estejam mais caros, ninguém deve ficar sem presente: muitos filhos também estão dispostos a gastar mais para agradá-las. É o que revela uma outra pesquisa da FGV, que mostra as expectativas dos consumidores em relação ao Dia das Mães.

Na comparação com 2009, a proporção de consumidores que pretendem gastar mais aumentou de 9,7% para 14,4% do total. Por outro lado, a quantidade dos que projetam gastar menos sofreu uma redução de 32,9% para 19,6%. Entretanto, a maior parte (66%) pretende desembolsar a mesma quantia gasta em 2009.

Em todas as classes de renda, a expectativa em relação aos gastos no Dia das Mães é mais favorável este ano. Entre consumidores com renda familiar até R$ 2,1 mil, 72,2% pretendem gastar com presentes até R$ 50. No outro extremo, 58,7% dos consumidores com renda superior a R$ 9,6 mil planejam comprar presentes com preço superior a R$ 51.

Os itens de vestuário e acessórios continuam sendo os presentes preferidos, apontados por 47,7% dos pesquisados. A segunda opção mais citada é perfumaria e cosméticos, com 12,1%.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

POLÍCIA DE ARACATIAÇU PODE SER DESPEJADA

O Empresário Júnior Tavares pediu o prédio que era ocupado pelo Destacamento Policial Militar no Distrito de Aracatiaçu. Segundo declarações prestada ao radialista Richele da Rádio Tupinambá, o prédio era cedido e não alugado. Não foi declinado o motivo do pedido do referido Prédio.

VEREADOR NÃO ACREDITA NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O Vereador José Vital da Camara Municipal de Sobral-CE. falou ontem na tribuna do plenário da Câmara Municipal que a Administração Municipal quando tira não coloca mais, se referindo ao semáforo que foi retirado da Avenida Dom José com Rua Pintor Lemos. O Vereador assim se expressou: Quando a Prefeitura tira não coloca mais nem a pau". Lamentável.

Psicanalista explica que um desejo de consumo pode esconder outros

Qual o verdadeiro impulso que está por trás de uma nova compra? Será que realmente necessitamos do produto? O apelo consumista é grande e as competições entre as propagandas são ainda maiores.

A psicoterapeuta e psicanalista Léa Michaan explica que é como se "as pessoas se sentissem superiores de acordo com os objetos que adquirem", como se a pessoa se valorizasse junto ao objeto obtido:

– As crenças relacionadas ao consumo prometem felicidade, demonstração de sucesso, potência, plenitude, realização, sensualidade, entre outras. Com isso, ficamos totalmente voltados para a superficialidade que existe neste universo de aparências – revela a psicoterapeuta Léa Michaan.

Na opinião de Léa, os objetos tornam-se obsoletos com uma rapidez que nunca se viu antes na história e, intencionalmente, já saem da linha de montagem com os dias contados.

– Quando se adquire algo desejado e este se desvaloriza, a busca recomeça, não por uma questão de necessidade física, mas psicológica, fazendo com que o mercado esteja permanentemente aquecido – afirma.

Para a psicoterapeuta, o que motiva uma compra são as emoções. E isso acontece porque as pessoas buscam reconhecimento, aceitação, amor, entre outros sentimentos.

– O desejo não é pelo objeto em si, mas pelo sentimento de plenitude, rapidamente desfeito assim que aquele bem tão desejado deixa de ser novidade, refletindo, mais uma vez na pessoa, a necessidade de consumir novamente – declara.

A profissional acredita que sejam poucas as pessoas que não devam ser consideradas reféns dessa mania de consumo.

– Fomos acostumados, desde bebês, a consumir vorazmente. Precisamos aprender a pensar: "qual é o verdadeiro impulso que está por trás de uma nova compra?" – sugere.

Antes de abrir a carteira, alerta Lea, é interessante perguntar a nós mesmos: "O que eu quero de verdade? Qual é a minha real necessidade?".

Fonte: dra. Léa Michaan, psicoterapeuta e psicanalista, graduada em psicologia pela Universidade Mackenzie, Pós-graduada em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestranda em psicologia clínica na Pontifícia Universidade Católica (PUC).