18 Mai 2010 - 01h02min Os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Polivalente Modelo de Fortaleza, no bairro José Walter, tiveram uma manhã diferente, ontem. Ao som das batidas de hip-hop, policiais do Ronda do Quarteirão dividiram espaço nas rodas dança com os estudantes. A ação marcou o encerramento do projeto Ronda Cultural, parceria daSecretaria de Cultura do Estado (Secult), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Central Única das Favelas (Cufa).
O objetivo do projeto é criar uma ponte entre o público jovem e os policias do Ronda. Segundo o major Plauto Roberto, coordenador do projeto, uma das metas é desfazer a imagem negativa da Polícia. ``O que a gente está fazendo aqui é a prevenção da criminalidade e da violência, só que a gente está usando outras armas``, defende o major,
Mas o projeto enfrentou resistência. ``Os estudantes achavam que a intenção deles era vigiar, policiar. Depois eles perceberam que era diferente``, recorda o diretor da Polivalente, Joelson de Souza.
De novembro a março deste ano, instrutores da Cufa realizaram capacitação com os policiais voluntários. Em seguida, o grupo elaborou um plano de aula contemplando esses elementos juntamente com quatro temas transversais: bullying (discriminação entre colegas), sexualidade, drogas e violência. (Raquel Dantas, Emília Morais e Iara Moura, especial para O POVO)
PO
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário