quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulheres memorizam melhor as rotas de um caminho em relação aos homens

Levantamento, porém, comprova que eles se dão melhor com mapas

Uma pesquisa que será publicada no periódico científico Evolution and Human Behaviour promete servir de argumento para mulheres acusadas de serem "perdidas" na hora de consultar mapas.

Um levamento recente realizado no México mostrou que realmente os homens são mais eficientes na leitura de mapas em comparação com as mulheres, porém as mulhers são melhores na hora de memorizar rotas e caminhos.

Sim, as mulheres não são tão boas ao lidar com mapas, mas compensam isso na hora de refazer caminhos devido à capacidade de lembrar de referências do trajeto.

O estudo foi feito com homens e mulheres em uma tarefa aparentemente simples. O casal estava equipado com aparelhos de GPS e devia colher cogumelos em determinado local. Tanto homem quanto mulher recolheram a mesma quantidade de cogumelos, porém a ala feminina consumiu menos energia já que se achava no local mais facilmente. Homens chegaram a gastar 70% mais energia do que as mulheres.

Os cientistas que participaram da pesquisa divulgaram os dados ressaltando que na era pré-histórica também era assim, já que homens eram responsáveis pela caça, enquanto as mulheres eram incumbidas de colher frutos e vegetais (devido à capacidade de memorização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário